História 1O Rotary Club de São José – -Kobrasol, Distrito 4651, nasceu a partir de decisão da Assembleia do Rotary Club de São José, sob a Presidência do Companheiro José Nilton Everling, em janeiro de 2000, ocasião em que o Lema de Rotary International preconizava “Aja com Coerência, Confiança e Continuidade”. Dessa forma foi determinada a missão, pelo Governador de Rotary International, Distrito 4651, Everton Jorge da Luz, ao Companheiro Ari Silveira Anselmo para, como seu Representante, criar um novo Rotary Club em São José/SC.

E assim, foram realizados convites, em sua grade maioria, pelo Companheiro Ari, sendo que dia 16 de março de 2000 nos reunimos pela primeira vez, no Restaurante Meu Cantinho, no Kobrasol, São José/SC, para aprender o que é Rotary. Na época contamos com a participação especial, além dos já mencionados, os convidados José Rosnei, Bueno, Paulo, Leonel, Luiz Antônio, Karla, Ana, Elisabete, Álvaro, Vera, Júlio, Ademir, Haroldo, Rogério, Fábio, Dagoberto e Lúcia. Presidiu a reunião o Companheiro José Nilton Everling.

O Presidente falou sobre o objetivo de se formar um novo Rotary Club em São José e explanou o que é o Rotary, suas funções, seu papel social e suas diretrizes. Em seguida falou o Governador Everton Jorge da Luz, que ampliou as informações sobre o Rotary International e conclamou a todos os presentes para que fizessem parte do clube que ora estava sendo formado. Após, todos os presentes fizeram uma apresentação pessoal. Falou depois o Companheiro Ari Silveira Anselmo sobre as razões para formação de um novo Rotary Clube em São José. Informou que o bairro Kobrasol de São José tinha capacidade e condições para absorver um Rotary Club e explanou sobre a estrutura organizacional/funcional do Rotary. Daquela reunião em diante sucessivas reuniões aconteceram até o recebimento da Carta Constitutiva do Clube.

História 2A constituição oficial do Clube aconteceu no dia 19 de abril de 2000, ocasião em o clube recebeu a Carta de Constituição do Rotary International, com a presença dos profissionais e líderes de negócios: Everton Jorge da Luz (Governador do Distrito 4651 – 1999/2000); José Nilton Everling (Presidente do Rotary Club de São José – 1999/2000); Ari Silveira Anselmo (Representante do Governador para criação de novo Rotary Club); José Rosnei de Oliveira Rosa, Administrador; Luiz Antônio Lehmkuhl, Parapsicólogo Clínico; Márcia Nazareth de Souza, Consultora em Informática; Elisabete de Oliveira Costa, Secretária de Associação Comunitária; Ricardo Lucidorio Cordeiro, Advogado; Fábio Roberto Stolle, Bancário; Gabriel Machado Rodrigues, Industrial; Lúcia Helena Wiese, Empresária do Comércio; João Bosco Mehler Elias, Empresário de Alimentação; Álvaro José Silveira Beiro, Engenheiro Mecânico; Euclésia Marléte de Souza, Empresária de Alimentação; Paulo César Varela Velho, Advogado; Vanda Helena Loureiro, Pedagoga; Vera Lúcia de Medeiros Caldas, Advogada Cível; Dagoberto Lebarbenchon Cunha, Empresário de Materiais Elétricos; Ivani Zechini Bueno, Professor Universitário; Leonel João Daros, Engenheiro Civil; Jairo Lisowski; Empresário de Comunicações; Rogério Goulart do Amaral, Madeireiro. Presidiu aquela reunião o Companheiro José Rosnei de Oliveira Rosa. Na ocasião foram tratados e aprovados os assuntos relacionados a Constituição do Rotary Club de São José – Kobrasol; a eleição do Conselho Diretor do Clube; a Análise e aprovação dos Estatutos do Clube. Ficou definido o nome como Rotary Club de São José – Kobrasol, fundado em 19 de abril de 2000. O primeiro Conselho Diretor do Clube ficou assim constituído: Presidente: José Rosnei de Oliveira Rosa; Vice-Presidente: Ivani Zechini Bueno; 1º Secretário: Márcia Nazareth de Souza; 2º Secretário: Vera Lúcia de Medeiros Caldas; 1º Tesoureiro: Luiz Antônio Lehmkuhl; 2º Tesoureiro: Lúcia Helena Wiese; 1º Protocolo: Jairo Lisowski; 2º Protocolo: Euclésia Marléte de Souza; Presidente da Avenida de Serviços Internos: João Bosco Mehler Elias; Presidente da Avenida de Serviços a Comunidade: Elisabete de Oliveira Costa; Presidente da Avenida de Serviços Profissionais: Álvaro José Silveira Beiro; Presidente da Avenida de Serviços Internacionais: Ricardo Lucidorio Cordeiro. Os Estatutos do clube também foram aprovados, respeitando-se os dispostos nos Estatutos do Rotary International e a legislação Brasileira.

História 3A reunião festiva para entrega da Carta Constitutiva ocorreu no dia 31 de maio de 2000, com a presença, além dos Companheiros do Clube, Companheiros de diversos clubes do Distrito, destacando-se, o Governador Everton Jorge da Luz e sua esposa Rose, José Nilton Everling e sua esposa Marli, EGD João Eduardo Moritz, entre outros líderes de Rotary.