Histórico

A parceria de projetos entre o Rotary e a ShelterBox facilita a cooperação de ambas organizações na distribuição de abrigos de emergência e suprimentos vitais para comunidades vítimas de desastres naturais ou crises humanitárias.

Sobre a ShelterBox?

A ShelterBox é uma organização internacional que presta ajuda a áreas afetadas por desastres, como terremotos, vulcões, enchentes, ciclones, tsunamis ou conflitos. A organização conta com 17 filiais internacionais e trabalha em todo o mundo, proporcionando alojamento, equipamentos de socorro e material escolar a comunidades afetadas. Desde sua fundação em 2000, a ShelterBox respondeu a mais de 200 desastres naturais e crises humanitárias em cerca de 90 países, e forneceu ajuda emergencial a mais de um milhão de pessoas.

Como as equipes de resposta emergencial da ShelterBox trabalham?

Estas equipes, compostas em sua maioria por voluntários, distribuem caixas chamadas ShelterBoxes a lugares afetados por catástrofes e colaboram com organizações locais, agências de ajuda internacional e uma rede global de voluntários. Cada ShelterBox é preparada de acordo com as circunstâncias do desastre e geralmente contém uma barraca, cobertores, contêiner para água e purificador, utensílios de cozinha, forno, ferramentas, jogos para crianças, e outros materiais básicos. Em alguns casos, também são distribuídas SchoolBoxes, que contém suprimentos essenciais para professores e material escolar para 50 estudantes.

 

Como meu clube ou distrito pode participar?

Rotary Clubs e distritos podem colaborar com a ShelterBox prestando assistência na comunidade afetada. Alguns exemplos de colaboração incluem:

  • Organizar e participar de um evento de arrecadação de fundos para a ShelterBox, ou fazer uma doação diretamente à organização.
  • Ajudar na distribuição local, inclusive lidando com alfândega, alojando equipes de resposta ou ensinando os membros das comunidades locais como instalar as barracas.
  • Alinhando os esforços da ShelterBox com os governos locais e organizações que trabalham em áreas afetadas por desastres ou crises humanitárias.